As melhores coisas para fazer em Madrid

Madrid

Vibrante e de uma riqueza cultural incrível, é extremamente difícil escolher de entre as numerosas atrações de Madrid algumas como as melhores.

Férias em Madrid, Espanha

Como chegar a Madrid

Aeroportos em destaque

Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD) 12,6 km

Madrid-Torrejon Airport (TOJ) 22,1 km

Procura e reserva de Voos

 

 

Onde ficar em Madrid

A capital espanhola conta com uma vasta e variada oferta hoteleira que vai de encontro a todos os gostos e orçamentos. Hotéis para férias ou fins-de-semana em Madrid em Espanha é algo que encontrará com bastante facilidade aqui, numa vasta e variada selecção de alojamento que vai dos mais luxuosos Hotéis aos mais simples, com preços para todos os gostos.

 

Hotéis baratos em Madrid

Madrid

A melhor seleção de Hotéis com Desconto e Promoções de Férias em Madrid, Espanha

banner 320x50 pt

 

Como se deslocar em Madrid

Definitivamente o metro é a melhor opção e a mais em conta para percorremos as diferentes áreas da cidade e explorar ao pormenor as principais atrações.

Madrid tem uma das maiores redes de metropolitano do mundo. Com 302 estações em 12 linhas mais um ramal, além de 3 linhas operadas com veículo leve sobre trilhos (VLT) que contam com outras 38 estações e tem 27,78 km de extensão, e são identificadas como "Metro Ligero de Madrid", o sistema utiliza 2.310 vagões e transportou em 2011 aproximadamente 634 milhões de passageiros.

É a sexta rede de metropolitano do mundo com uma extensão de 283,8 km, depois de Londres com 408,0 km, Nova Iorque com 368 km, Tóquio com 304,5 km, Moscovo com 292,9 km e Seul com 286,9 km.

 

As melhores coisas para fazer em Madrid

A nível artístico Madrid concorre sem problemas com os melhores museus de arte do continente, onde obras-primas renascentistas e peças seminais do século XX catovam qualquer visitante.

Admire todas as atrações históricas da cidade e conheça o Império Espanhol que se estendeu pelo mundo nos séculos XVI e XVII. Também existem inúmeras pequenas coisas que tornam Madrid memorável, sejam elas tomar um simples café numa das praças imponentes da cidade, tomar uma bebida num bar, ou fazer um passeio pela cidade num dia de sol.

Deixamos aqui algumas das melhores coisas que poderá fazer em Madrid.

 

Museo del Prado - "Triângulo Dourado da Arte" de Madrid

Museu del Prado - Madrid

Se há algo absolutamente essencial para fazer em Madrid é uma visita ao Museu Del Prado, um dos melhores e mais populares museus de arte do mundo.

Aqui, no Prado, encontrará uma impressionante coleção de obras de arte da autoria de artistas renascentistas e barrocos.

A Espanha é representada por Velázquez e El Greco, os países baixos por Rembrandt, Brueghel, van Dyck e Rubens, enquanto Titian, Caravaggio, Botticelli e Tintoretto formam o contingente italiano.

Prado

Entre as muitas obras imperdíveis, estão o Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch, e David, com Caravaggio, chefe de Golias.

O artista com mais obras penduradas no Prado é o Goya, Romântico Espanhol, cujas 14 Pinturas Pretas são um ponto de referência cultural espanhol.

 

 

Museu de arte Thyssen-Bornemisza - "Triângulo Dourado da Arte" de Madrid

Museu de arte Thyssen-Bornemisza

Se uma visita ao Prado não foi suficiente para saciar o seu apetite por arte, nada como visitar o museu Thyssen-Bornemisza, que também faz parte do "Triângulo Dourado da Arte" de Madrid.

As diferentes atrações do triângulo complementam-se com cada coleção de museu a abranger escolas e períodos diferentes.

No Thyssen-Bornemisza, você poderá ver obras das ecolas de arte inglesa e alemã, de artistas como Hans Holbein, Hans Baldung Grien e Albrecht Dürer. Estas são acompanhadas por peças de outros mestres renascentistas como Tintoretto, Veronese, Rembrandt, van Dyck e muitos mais. Há também uma grande coleção de expressionismo abstrato americano e uma série de peças impressionistas e pós-expressionistas de Monet, Renoir e Degas.

 

 

 

Museu Reina Sofia - "Triângulo Dourado da Arte" de Madrid

Museu Reina Sofia

O terceiro museu no Triângulo Dourado da Arte em Madrid, o Museu Reina Sofia concentra o seu espólio principalmente na arte espanhola com obras contemporâneas.

A melhor razão para visitar o Reina Sofia é admirar obras de artistas do século XX, Picasso e Dalí. Destaque para o Guernica de Picasso que aqui está em exibição, por si só um bom motivo para visitar este museu.

Entre os outros grandes nomes espanhóis representados em Reina Sofía estão Joan Miró, Juan Gris e o importante escultor abstrato Eduardo Chillida.

 

 

 

Parque del Buen Retiro

Parque del Buen Retiro

O Pulmão verde de Madrid repleto de jardins elegantes, o Retiro situa-se relativamente perto do Museu Del Prado, a leste do mesmo. Era uma antiga propriedade real até o final do século XIX, altura em que foi aberto ao público.

Parque del Buen Retiro

Local perfeito para uma agradável caminhada onde poderá visitar vários monumentos e belos lagos, destaca-se o Palacio de Cristal, um belo pavilhão construído em ferro e vidro para abrigar a Exposição das Filipinas em 1887.

 

 

 

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Outra das atrações imperdíves de Madrid, o Palácio Real situa-se no local do antigo palácio mourisco Alcázar de Madrid, destruído num incêndio em 1734.

O Palácio Real de Madrid foi construído em meados da década de 1700 para o rei Filipe V, sendo o maior palácio real da Europa Ocidental e tem uma mistura de estilos barrocos e neoclássicos.

Palácio Real

Uma visita ao interior do palácio é uma experiência bastante gratificante, onde as sublimes coleções e afrescos reais são surpreendentes.

Há obras de Goya, Caravaggio e Velázquez, além de impressionantes exibições de relógios, tapeçarias, porcelanas e talheres. Também poderá ver o único quarteto de cordas de instrumentos Stradivarius no mundo e o Royal Armoury que inclui as armas pessoais usadas por Carlos V no século XVI.

 

 

 

Estadio Santiago Bernabéu

Santiago Bernabeu

Um complemento essencial a uma vista a Madrid será, sem dúvida, uma visita ao reduto do mais bem-sucedido clube de futebol do mundo. O Santiago Bernabéu é o estádio do mítico Real Madrid, recordista de conquistas de Ligas dos Campeões, e equipa onde os melhores os melhores já jogaram. Nomes como Di Stefano, Cristiano Ronaldo, Luis Figo, Roberto Carlos, Ronaldo, David Beckham, Zinedine Zidane, Raul Gonzalez, Emilio Butraqueño… e muitos outros, defenderam as cores do Real Madrid com grande sucesso.

Quer seja adepto de futebol ou não, deverá considerar uma visita ao gigantesco estádio de 85.000 lugares, onde a história foi feita muitas vezes ao longo dos tempos.

Um passeio concederá vistas panorâmicas do estádio, vista a vários setores interessantes do Estádio, incluindo a visita à coleção de troféus, a sala de imprensa e camarote presidencial.

 

 

 

Museu Nacional de Arqueologia de Madrid

Museu Nacional de Arqueologia de Madrid

Com peças de valor incalculável ​​reunidas em toda a Espanha, este museu é uma autêntica viagem pela rica história da Espanha. Destacam-se coleções magníficas de artefactos anteriores ao período romano e outros tesouros e esculturas ibéricas com, pelo menos 2.500 anos.

A Dama de Elche é o busto de uma mulher com um toucado incrivelmente detalhado e enrolado sobre as orelhas. Igualmente impressionante é o Tesouro de Guarrazar, um conjunto visigótico de cruzes e coroas votivas que datam dos anos 600.

 

 

 

Puerta del Sol

Puerta del Sol

Esta grande praça ao lado da Casa dos Correos é um popular ponto de encontro, repleto de significado para a cidade e o país. Quase todos os espanhóis reconhecerão o relógio no topo da Casa de Correos, simbolo da contagem regressiva na véspera de Ano Novo.

Existe um ritual curioso na contagem decresvente para a entrada no ano novo, com cada carrilhão você deve comer uma uva para dar sorte (12 no total). Também é na Purta del Sol que se encontra a estátua El Oso e El Madroño, símbolo de Madrid desde a Idade Média.

 

 

 

Gran Vía

Gran Via

Outro dos excelentes locais para visitar, e Gran Vía, um dos melhores locais para começar a comnhecer a cidade de Madrid.

Gran Vía é o centro de entretenimento, compras de Madrid, uma avenida movimentada, permanentemente cheia de vida.

Durante o dia, está repleta de compradores parando em muitos centros comerciais e lojas de rua como H&M e Zara e outras boutiques de luxo. À noite, há casais de braços dados, entrando ou saindo do cinema ou de um espetáculo musical.

Após anoitecer, a rua pulsa com muitas das melhores boates de Madrid.

Os pontos turísticos a serem vistos ao passear incluem o vasto edifício Telefónica, construído em 1928 e um dos primeiros exemplos de arranha-céus da cidade.

 

 

 

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Outra das “atrações” icónicas de Madrid, a Plaza Mayor é uma bela praça renascentista, estabelecida no início de 1600 e completamente isolada por prédios residenciais históricos de três andares.

Existem nove entradas para a praça e dentro dos pórticos na parte inferior dos edifícios existem vários cafés. Peça um café (muito caro, mas necessário devido à localização!) e, numa mesa ao ar livre e assista a Madrid em ação por alguns minutos.

Depois disso, você poderá passear até a estátua de bronze de 400 anos do rei Filipe III, que estava no poder no auge do império espanhol.

 

 

 

Mercado San Miguel

Mercado San Miguel

Situada a uma curta caminhada da Plaza Mayor situa-se este lindo mercado art nouveau que data de 1916.

Atualmente o Mercado San Miguel é mais um destino gastronômico para comprar o melhor que a Espanha tem para oferecer, como cava, pimenton (parprika) e açafrão, do que um mercado de produtos frescos propriamente dito.

Aqui encontra uma série de bares de tapas que servem todos os favoritos, como patatas bravas, gambas al ajillo e boquerones, com um copo de cerveja, rioja ou vermute.

Para fazer suas compras como um verdadeiro Madrileño, vá ao vasto Mercado de Maravillas em Cuatro Caminos. É o maior mercado municipal da Europa, com 200 bancas.

 

 

 

El Rastro

El Rastro

Aos domingos a Ribera de Coritodores e a Plaza de Cascorro são locais de romaria por parte dos madrilenos e turistas.

Trata-se di maior mercado de rua de Madrid, com cerca de 3.500 bancas onde se vende tudo o que possa imaginar, novo ou usado.

Apesar de ser domingo, as lojas de antiguidades nas ruas que abrem a Ribera de Cortidores estarão abertas e também existem cafés se você precisar de um estímulo depois de percorrer a multidão.

 

 

 

 

Chocolateria San Ginés

Churros e Chocolate quente

Perfeito no inverno, o chocolate quente espanhol sevido no San Ginés é uma das coisas mais luxuosas que poderá experimentar em Madrid. Pode ser tão rico e espesso que às vezes é necessário uma colher para o beber, como se se tratasse de uma sopa.

E o emparelhamento perfeito é um churro açucarado.

A Chocolatería San Ginés situa-se mesmo à saída sa Puerta del Sol, e serve esta rica combinação de churros com chocolate quente desde o século XIX.

Caso não pretenda deslocar-se propositadamente ao San Ginés, encontrará muitas bancas de churros e chocolate quente nas ruas, durante os meses mais frios do ano.

 

 

 

Beba uma cerveja numa esplanada

Esplanada

Se durante o inverno os Churros e o Chocolate quente são popularíssimos, durante o verão, perdem a sua popularidade para a cerveja, que passa a ser a estrela mais reluzente em muitas das esplanadas de bares e restaurantes que se estendem pelas calçadas e praças de Madrid.

Na Plaza de la Cebada, nas amenas noites de verão, pode até ser difícil trabalhar no meio da multidão.

No topo de alguns edifícios existem terraços diferente, bares oferecem vistas impressionantes da cidade e são uma ótima maneira de inaugurar o pôr-do-sol.

Perto da Plaza Mayor está o The Hat, que, como muitos desses bares, não fornece muita indicação do que você encontrará no telhado, onde as mesas ficam sob um dossel de vidro e você pode deleitar-se com a paisagem urbana de Madrid.

 

 

Tablaos de Flamenco

Tablao de Flamenco

O flamenco é uma dança típica espanhola originária da Andaluzia, Múrcia e Extremadura, e apesar de não ser uma tradição estritamente nativa de Madri, a cidade tem alguns dos tablaos mais famosos do país.

Estes são salões especiais que surgiram na década de 1960, e aqui poderá assistir a um espetáculo de Flamenco durante um jantar típico à luz de velas e acompanhado da tradicional sangria.

É uma ótima forma de juntar duas tradições - comer especialidades espanholas como jamón ibérico, migas ou leitão assado, enquanto vê uma das formas de arte mais famosas do país, expressa por algumas das melhores dançarinos no mundo do flamenco.